DietSaúde
A cuidar de si!

BLOG / Bem-estar

Exercícios para acelerar o metabolismo

8 Mai 2022
Exercícios para acelerar o metabolismo

“Tenho o metabolismo lento, por isso não consigo emagrecer”, “Por mais que treine e coma bem, não emagreço”… É comum ouvirmos declarações deste nível...

O nosso metabolismo, assim como praticamente todo a envolvência orgânica difere de pessoa para pessoa. A idade e o sexo são dois dos fatores que influenciam diretamente o desempenho do metabolismo. À medida que envelhecemos o metabolismo tende a desacelerar naturalmente, os homens têm uma vantagem em relação às mulheres, uma vez que geneticamente possuem mais massa muscular, logo, a predisposição para queimar gordura é maior também.


Dormir mal, stress, sedentarismo e má alimentação são os principais focos para perceber o que poderá estar realmente a dificultar a queima de gordura. Mas, caso haja vontade, com a criação de novos hábitos e rotinas saudáveis é sempre possível reverter o quadro.  


O exercício físico é dos maiores catalisadores para acelerar o metabolismo e perda de peso. O treino cardiovascular contribui enormemente para um bom gasto calórico, e este prolonga-se até mesmo durante o período de pós treino, estando o organismo aparentemente em repouso; o treino de força desempenha um papel super importante também, pois quanto mais massa muscular, maior será o gasto calórico (como referido inicialmente). Uma musculatura fortalecida consome muita energia, contribuindo assim para um balanço energético positivo.  


Num cenário perfeito, sugeria dois dias de treino cardiovascular e dois dias de treino de força. Na impossibilidade de dispor desta regularidade para a prática de exercício físico, sugeria a combinação destas duas modalidades de treino. Uma abordagem por exemplo do treino HIIT (treino de alta intensidade em curta duração de tempo) seria talvez a opção mais eficaz. 


Seguindo este formato, sugiro uma sequência de exercícios que poderá ser feito em casa, sem precisar de material, e em pouco tempo:

1- 30 segundos - Jumping Jacks 

2- 30 segundos - Prancha de braços

3- 30 segundos - Agachamentos


Esta sequência pode ser feita com intervalo de descanso no final dos três exercícios, 15 a 20 segundos e repetida, por exemplo durante o tempo que tiverem disponível ou definir um número de voltas, entre 3 a 8 voltas por exemplo. Rápido e eficiente. Outros exercícios podem ser incluídos neste mini-circuito, como por exemplo: Burpees, Lunges, Corrida no lugar, ou Skippings.


O exercício físico é fundamental para contribuir para a aceleração do metabolismo, embora, sozinho, não faça milagres. O ideal seria, que nos exercitasse-mos todos os dias, nem que fosse por um período de 10 a 30 minutos, para manter o metabolismo sempre a funcionar corretamente. Associando o exercício físico regular ao reajustamento de todos os fatores acima descritos considero que será possível começar a notar bons resultados, não só a nível estético, mas também a nível da saúde geral.

Partilhar este artigo:

Tem dúvidas sobre
algum produto?

Não pergunte à internet, Pergunte-nos a nós!

ENTREGAS RÁPIDAS

1 dia continente, 3 dias ilhas

PAGAMENTO SEGURO

Transações encriptadas

TRACKING

Acompanhe a sua encomenda

APOIO AO CLIENTE

Suporte dedicado